DICAS E TÉCNICAS PARA UMA BOA PESCA DE PRAIA

Primeiro que tudo, é preciso ter os materiais corretos para uma pesca de praia produtiva. Costumo dizer que na pesca, de um modo geral, é preciso ter; material correto, experiência e sorte, muita sorte. Mais jamais conte com a sorte, pensando em fazer uma boa pescaria!. Seja sempre pontual, organizado, bem informado e perfeccionista, pois é nos detalhes que estão o sucesso de toda e qualquer pescaria. Portanto, jamais pense em pescar contando apenas com a sorte. Outro ponto interessante, é que não vai adiantar de nada, se você for pescar com uma vara(caniço) de qualidade e correta, acompanhada com um molinete e anzóis errados. 

Outro erro é pescar com a vara(caniço), molinete, linha e anzóis corretos, e ir pescar no horário, maré, e com a isca errada. Resumindo: Dessa forma, você só vai estar levando chuva ou insolação e perdendo seu tempo e dinheiro, pois na pesca de praia, de um modo geral, o seu conjunto de pesca, deve ser bem balanceado. Sua vara(caniço) e molinete, devem ser leves e resistentes, sua linha, isca e seus anzóis devem ser propícios para a cada maré e peixe alvo. Portanto, ser organizado e prevenido, sempre utilizando os materiais, acessórios e equipamentos corretos, são o caminho certo para se obter uma pesca de praiaprodutiva e abundante. 

Veja agora alguns fatores importantíssimos que muitos não levam em conta, e no final saem da pescaria xingando o mar, o vento, os banhistas e até o próprio colega que pegou mais que ele. Já nos basta ter que enfrentar as mudanças climáticas, ventos crescentes, sol escaldante e o sargaço trazido pelas correntezas. Por isso sempre é preciso estar com o material correto, para se sobrepor das adversidades e assim, poder usufruir de boas e produtivas pescarias. Jamais conte com a sorte apenas na hora de pescar!. 
Seguem abaixo, algumas dicas importantes.

Não confunda materiais de pesca de praia barra leve, para à captura de peixes de pequeno e médio porte, com os materiais de barra pesada, que são específicos para a captura de peixes de médio e grande porte.

O que a grande que não sabe pescar diz, é:  Ah, mas eu só vou pescar por esporte. Outros dizem que é por laser, mas na verdade, todos querem pescar um bom peixe. Pescador, se você realmente quer pescar para pegar peixe, deve no mínimo investir um pouco em material pra que isso aconteça. E é pensando nisto, que vamos ver agora, uma lista de material correto pra você ter uma pesca de praia divertida, satisfatória e produtiva.

LISTA DE MATERIAL DE PESCA PARA INICIANTES


       VARAS (CANIÇOS) INDICADAS PRA INICIAR NA PESCA DE PRAIA

 
  QUAIS OS MOLINETES BÁSICOS PRA COMEÇAR NA PESCA DE PRAIA

QUAL O MODELO DE DESCANSO DE VARA IDEAL PRA PESCA DE PRAIA


     QUAL A ESPESSURA DA LINHA E TAMANHO 

IDEAL DO ARRANQUE
  QUAL O PESO IDEAL DO CHUMBO(CHUMBADA) PRA PESCA DE PRAIA 

QUAIS OS ANZÓIS CORRETOS PARA CADA TIPO DE MARÉ

        QUAIS ISCAS UTILIZAR NUMA PRAIA DESCONHECIDA

QUAL O MELHOR HORÁRIO E MARÉ PRA INICIAR UMA PESCA DE PRAIA

QUAIS ACCESSÓRIOS DEVO COMPRAR E USAR PRA MONTAR UM CHICOTE DE PESCA DE PRAIA

 1º - Uma "Presilhas(Snap)", que tem a função de unir a linha mestra que vem do molinete de um lado, e do outro, o chicote de pesca. As presilhas possuem 2 cabeças, uma fixa e outra móvel de abrir e fechar. Para unir a linha mestra, você deve dar um nó de pesca no lado fixo, e em seguida, deve vir dar um nó em um girador, e encaixar e fechar a presilha(snap). Dessa forma, você pode, trocar de chicotes de forma rápida a qualquer momento. Estarei mostrando na prática, como fazer este procedimento, passo a passo, no curso avançado de pesca para iniciantes.

 2º - O "Girador". Um girador, é constituído de duas argolas giratórias, em formato de um oito, que giram de lados opostos ou iguais. Sua função é unir e girar os 2 lados ao mesmo tempo, de forma que a linha não torça durante o recolhimento ou arremessos. Veja na foto abaixo, alguns modelos de giradores disponíveis no mercado de accessórios de pesca.


 3º - O "Rotor" Os rotores, são feitos de linha de aço, em espiral, (parecendo com uma pequena mola), onde a linha mestra passa por dentro, fixando-a através de um nó. A outra extremidade do Rotor tem a função de fixar-se a pernada do anzol. Os rotores de pesca, possuem vários modelos, e formatos e são uma peça vital na pesca de praia em geral. Seja ela de laser ou competição. 



 4º - As "Miçangas" apesar de serem utilizadas na criação de joias artesanais, são uma peça essencial na confecção dos chicotes de pesca, pois elas fazem o trabalho de giro do rotor com a pernada com o anzol. A inserção das miçangas na linha mestra do chicote de pesca são feitos na seguinte ordem:
► Primeiro, vem 1 nó;
► Segundo, 1 miçanga;
► Terceiro, vem 1 rotor;
► Quarto, outra miçanga;
► Quinto, o segundo no e estará fixo e girando com a pernada e anzol.

QUAIS CUIDADOS TOMAR E PROVISÕES LEVAR A UMA PESCA DE PRAIA 
10 - Seguem abaixo, algumas dicas finais quê se feitas corretamente, irão lhe proporcionar uma pescaria, mais segura, agradável e produtiva. 

Dica 1 - Leve sempre bastante água em todas as suas pescarias de praia. Você vai precisar se hidratar durante a pesca devido ao calor.

Dica 2 - Coloque o protetor solar (de preferência em Spray da marca Sundown fator 30), sempre antes de sair de casa, e não após levar sol. Renove a Se colocar o protetor após a pele receber luz solar, a qualidade de proteção diminuirá, e a sua pele vai queimar, avermelhar , ressecar e descascar nos dias seguintes.

Dica 3 - Corte as cabeças dos camarões, antes de levar ao congelador. Assim, você vai manter o cheiro e a qualidade deles. evitando que fiquem escuros e menos atrativos para os peixes. Os peixes são atraídos pelo cheiro e não pela visão como muitos pensão. 

Dica 4 - Para conservar os corruptos, e deixá-los com a parte vermelha bem durinha e gelatinosa, escorra a água de todos, forre várias folhas de jornal, espalhe uma camada de sal grosso e coloque vários corruptos em fileiras. Depois coloque outra camada de sal grosso e repita o mesmo até que a última camada seja de sal grosso. Depois é só embrulhar, e guardar no congelador. Usando esse método, os corruptos duram por muitos meses no congelador, e vai estar sempre pronto para o uso em suas pescarias de praia.  

Dica 5 - Antes de ir pescar, coloque as iscas em um isopor numa vasilha plástica com gelo e evite a exposição delas ao sol. Os camarões não suportam o degelo e apodrecem fora da temperatura adequada.Por isso, só retire do gelo, a quantidade que vai usar e aos poucos!.


Bom, espero que as essas dicas posam de alguma forma lhe ser útil e caso tenha gostado, deixe seu comentário ou uma sugestão sobre algum assunto relacionado a pesca de praia esportiva para iniciantesque eu postarei à respeito. Boa Sorte e Pesca!.